Qual é o primeiro lugar que você vai quando quer pesquisar alguma coisa? Se você faz parte dos cerca de 4 bilhões de pessoas no mundo que estão conectadas a web, certamente você faz as suas buscas na própria internet.

E quando se trata de igreja, não é diferente. Quando as pessoas querem visitar uma denominação, um dos primeiros lugares que procuram são os sites. As pessoas querem ter uma experiência virtual antes de ir a algum lugar.

Com os membros também não é diferente. Quando eles querem saber mais sobre uma programação, atividade ou curso, quando querem aprender mais sobre um assunto, ou até mesmo quando querem assistir o culto online, eles buscam o site da sua igreja. Ou seja, o aplicativo ou site da instituição.

Por isso, o site da sua igreja precisa ser um centro de informações com diversos tipos de conteúdo, para pessoas que nunca foram e para os membros que estão com você há anos. Nesta era digital, é fundamental usar as plataformas  — site, blog, redes sociais, aplicativos — que a sociedade está usando. Você precisa estar onde o público está.

Se você quer criar um novo site ou quer melhorar o que tem, reunimos 12 dicas que todo site da igreja deve ter:

1. Localização

Uma das primeiras informações que um visitante espera encontrar em seu site é a localização da igreja, fator importante para ajudá-los a decidir se vão ou não à sua comunidade. O endereço deve não apenas estar destacado na página inicial, como também precisa constar do rodapé de cada página. Se possível, incorpore um mapa do Google Maps ao site, para que as pessoas possam traçar rotas até a igreja rapidamente.

2. Fotos

O site da sua igreja deve revelar como é fazer parte de uma comunidade de pessoas que se reúne para adorar a Deus. Uma das melhores formas de fazê-lo é por meio de fotografias autênticas e de qualidade. Tire fotos de pessoas servindo em escalas ministeriais, louvando a Deus durante o culto, lendo a Bíblia em células e participando de eventos. Lembre-se de evitar poses e priorizar registros espontâneos. Além de deixarem o site da sua igreja mais bonito, as fotos podem ajudar a despertar, nos visitantes da página, o desejo de fazer parte da sua família espiritual.

3. Contato

Formulários de contato podem parecer chatos, mas são importantes meios para o envio de mensagens. É por meio desse canal que os visitantes vão encaminhar dúvidas, pedidos de oração e testemunhos. Além do formulário de contato, lembre-se de inserir, no site da sua igreja, número telefônico, número de WhatsApp e endereço de e-mail. 

4. Doações

Segundo dados da empresa Nonprofits Source, 60% das pessoas estão dispostas a fazer doações para as suas igrejas por meio de canais digitais. O número mostra a importância de incluir uma área dedicada a contribuições no site. É importante que essa seção aponte para páginas que mostrem os projetos da igreja ou contenham balanços das ações de assistência social, por exemplo. A ideia é mostrar ao visitante como a contribuição dele pode impactar e ajudar a transformar vidas. Vale lembrar também que a área de doações deve ser segura e proteger os dados bancários dos contribuintes por meio de criptografia. 

5. Agenda

Outra informação que atrai o interesse dos visitantes é a programação da igreja. Os dias e horários de culto precisam estar em destaque na página inicial do site, e as demais atividades (conferências, treinamentos, seminários, entre outras) devem constar de uma página à parte, dedicada exclusivamente à agenda do ministério.

Com a plataforma inChurch, é possível fornecer ao usuário a opção de adicionar os eventos informados no site em sua própria agenda do Google, para que ele possa ser lembrado das atividades quando estas estiverem próximas.

6. Inscrição em eventos

Se sua igreja tem uma agenda anual farta e promove eventos – tanto online quanto presenciais – recorrentes, é importante que ela dedique uma página do site à inscrição em eventos e ao pagamento de tickets (no caso de eventos pagos). Desta forma, além de dispensar a necessidade de formulários de cadastro e ticketerias online para fazer a inscrição dos participantes, você proporciona uma melhor experiência ao usuário, que pode navegar pela agenda da igreja e se inscrever em conferências, seminários ou treinamentos sem sair da aba. 

7. Informações sobre a igreja e os líderes

Um bom site deve não apenas trazer informações sobre o dia a dia da igreja, mas também contar a história da sua família espiritual. Páginas como “Quem somos”, na qual é possível detalhar a missão, visão e os valores da igreja, e “Conheça a liderança”, dedicada a uma breve biografia dos pastores e líderes, são especialmente úteis para isso. Elas permitem que os visitantes conheçam a jornada do ministério e a trajetória de quem está à frente da igreja e, desta forma, se sintam mais conectados à congregação. Lembre-se de manter as páginas sempre atualizadas.

8. Pregações

É comum que os visitantes assistam aos sermões ministrados na igreja antes de fazerem uma visita ao templo. Sabendo disso, dedique uma área a pregações no site do seu ministério. Você pode disponibilizar mensagens únicas ou seriadas em vídeo, áudio e texto. Vale ressaltar que a página de pregações deve ser o mais organizada possível, de forma que os visitantes possam fazer buscas por nome e categoria do sermão, tipo de mídia e data de publicação.

9. Transmissão ao vivo do culto

Com a pandemia de coronavírus, tornou-se cada vez mais comum transmitir o culto ao vivo. A live é não apenas uma alternativa para os membros que desejam assistir à celebração, mas não podem sair de casa, como também se mostra um mecanismo poderoso para atração de visitantes. Segundo o levantamento State of the Online Church, 75% das pessoas primeiro assistem ao culto online para depois irem ao templo.

O número mostra a importância de oferecer o recurso de transmissão ao vivo no site da sua igreja. Mais do que inserir um player de vídeo, busque proporcionar aos usuários uma experiência de culto. Para isso, use plataformas especializadas, como a inChurch, que permite reagir à live com emojis, fazer pedidos de oração, contribuir com dízimos e ofertas e até mesmo decidir por Jesus sem sair da tela de transmissão ao vivo. 

10. Ministérios

Entre os elementos que um bom site de igreja deve conter está uma seção dedicada aos ministérios da congregação. A Igreja Batista da Lagoinha, cliente inChurch que tem dezenas de ministérios na congregação, relaciona cada um deles em páginas exclusivas no site. As páginas informam:

  • A visão do ministério;
  • O propósito do ministério;
  • Os objetivos do ministério;
  • As áreas de atuação do ministério;
  • As atividades do ministério. 

Além dessas informações, também é interessante inserir fotos das pessoas que trabalham no ministério e vídeos que mostram os bastidores das atividades ou o impacto do ministério na comunidade local. Vale ainda explicar como é possível se voluntariar e adicionar um link para cadastro de voluntários

11. Identidade

Pense no templo da sua igreja. Quais são as cores das paredes? Como é a fachada? A disposição do púlpito e dos instrumentos musicais no altar? A iluminação? O espaço de recepção de visitantes? A sala do ministério infantil? 

Independente da resposta às perguntas, temos certeza de que o espaço foi organizado e decorado para refletir a identidade da congregação. Um site é como o templo da sua igreja na internet e, da mesma forma, deve mostrar a personalidade do ministério. 

Com a inChurch, você pode desenvolver um website totalmente customizado, personalizando elementos como cores, fontes, menus, imagens de fundo, seções da home e muito mais. Assim, o site fica com a cara da sua igreja, que pode deixar a própria marca no ambiente online. 


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